Notícias

Mais Notícias

O que é CI - DI - BL- ETA -DSI? Conheça nossa equipe Comex e seu dia a dia

Você conheçe essas siglas?  Leia e entenda um pouco  mais sobre o mundo do Comércio Exterior!

O Terminal Portuário Barra do Rio dispõe de equipe especializada em todos os setores. Hoje o intuito é apresentar a você nosso competente time e mostrar uma parte do seu dia a dia.

Esperamos que você  goste de conhecer mais sobre as pessoas que constituem nossa equipe Comex pois é  através delas que o Barra do Rio atua  com extremo comprometimento, agilidade e qualidade em todas as etapas do processo de importação e exportação. 

Estas e muitas outras expressões são comuns no cotidiano de nossa equipe  que é formada por Tiago,Keilla,Amanda,Giselle e Dolmar. ( da esquerda para a direita respectivamente)

Existem inúmeras siglas que fazem parte da documentação necessária praticada pelo comércio internacional. Saiba rapidamente o que significa cada uma:

CI -Comprovante de Importação.

DI (Declaração de importação) – Documento-base do despacho de importação que deve conter a identificação do importador, a classificação, o valor aduaneiro e a origem da mercadoria, dentre outras informações.

BL( Bill of Lading) - é um documento de emissão do armador que pode ser assinado pelo comandante do navio ou pela agência marítima representante do armador, em seu nome.O BL define a contratação da operação do transporte internacional e comprova o recebimento da carga na origem.

ETA - Expressão do transporte marítimo, que significa dia da atracação (chegada).

DSI – Declaração Simplificada de Importação.

Sendo parte fundamental do nosso Terminal, nossa equipe Comex tem muitas atribuições, são elas:

1. Acompanhar e monitorar fluxo e atracação de navios (deadline);

2. Realizar transferências de DTC e DTA;

3. Receber e analisar a documentação de importação (CI, DI, BL Original, Carta Mapa, cópia ou original da guia do ICMS e cópia ou original da Nota Fiscal);

4. Conferir as informações contidas nos documentos e consulta a liberação em sistemas (SISCOMEX) para registrar e disponibilizar para o cliente a operação;

5. Planejar e monitorar serviços de exportação;

6. Efetuar programações conforme solicitação dos órgãos anuentes;

7. Analisar a demanda de serviços frente à capacidade interna e limitações operacionais (espaço, equipamentos, pessoa);

8. Organizar o plano de produção respeitando o Nível de Serviço Acordado (SLA).

9. Elaborar relatórios gerenciais;

10. Organizar o plano de produção respeitando o Nível de Serviço Acordado (SLA).

Agradecemos por você investir seu tempo em ler nossos conteúdos, isto é muito importante e valioso para nós! Continue acompanhando as novidades do Terminal Portuário Barra do Rio.

Todos os direitos reservados. 2024